Artigos

Pontos críticos na fabricação de rações e suplementos – parte 1

Pontos críticos na fabricação de rações e suplementos – parte 1

Diagnosticar os riscos e controlar pontos críticos no processo de produção de rações e suplementos minerais é uma ferramenta indispensável para melhorar processos dentro da fábrica. É através desses controles que se torna possível o desenvolvimento de técnicas que visem a redução de custos que não afetem a qualidade do produto.

Um bom processo fabril depende diretamente do estudo do fluxograma e do layout da fábrica, visando características como: operacionalidade e flexibilidade, visibilidade, retilineidade na linha de produção, multifuncionalidade, velocidade e confiabilidade, controle de maquinários e calibragem de balanças, de forma que ela seja capaz de preservar a qualidade das matérias-primas e traduzir fielmente a fórmula em suplemento.

A qualidade do produto, além de depender de bons processos dentro da fábrica, também depende diretamente da qualidade das matérias-primas. Neste caso, no momento de seu recebimento, é imprescindível realizar uma boa amostragem para avaliar os padrões no laboratório, que também é essencial para checar os pontos críticos de contaminação dos processos.

Confira nossos serviços e soluções: ALLEGRO.

A definição desses padrões de qualidade auxilia na escolha de fornecedores que entregam matérias-primas com regularidade e padronização. Também neste aspecto, possuir flexibilidade para receber, beneficiar e estocar matérias-primas é desejável para permitir o uso de fontes alternativas no processo produtivo como um todo.

Na busca por identificar os pontos críticos na fabricação, deve ser elaborado um roteiro de inspeção que seja da Área Limpa para a Área Suja, entre os setores ou células de produção, baseado nos objetivos e importância de cada ponto crítico, com ênfase na solução do problema. Após o diagnóstico, estabelece-se um plano de ação para controle dos pontos críticos, com planos corretivos acima dos riscos. Neste sentido, frequentes auditorias auxiliam na identificação de problemas e melhorias podem ser implementadas.

Quanto à orientação das equipes de trabalho, é essencial dispor de manuais de procedimentos operacionais padrão (POPs), que definem questões relacionadas a que, onde, quando, como e quem. Manuais de operação e limpeza de maquinários, calibragem, organização, desinfecção e manual para segurança no trabalho são exemplos clássicos para se ter disponíveis em todos os pontos críticos em que são requeridos na fábrica.

Confira a parte 2 deste artigo e acesse nosso LinkedIn.

Voltar

Cadastre-se e receba nossas artigos e atualizações.