Artigos

Saiba o que é o Flushing Nutricional para leitoas

11/08/2021

Saiba o que é o Flushing Nutricional para leitoas

Há anos, as interações entre nutrição animal, logo, animal bem nutrido e a reprodução, têm sido estudadas. E há evidências científicas de que a reprodução fica comprometida quando um animal está subnutrido. Nesse contexto, o flushing é uma estratégia nutricional que consiste no aumento da quantidade de energia fornecida para as leitoas alguns dias antes da inseminação.

O objetivo deste aumento é uma melhoria na taxa de ovulação e consequentemente um aumento no número de nascidos. Este fato se deve pelo organismo apresentar funções prioritárias nas quais assimilam primeiro os nutrientes e a energia disposta pela alimentação. Após essa primeira associação o restante dos nutrientes e da energia será direcionado as funções secundárias, mas não menos importantes (reprodução). Esta estratégia foi e ainda é amplamente utilizada nas granjas suínas como prática de rotina no manejo nutricional dos animais.

A adoção do “flushing”, deve ser por um período de 10 a 14 dias, até a cobertura, é recomendado para leitoas com peso corporal entre 110 e 120 kg e com idade entre 180 a 190 dias, onde deve ser fornecida uma dieta com 3200 kcal EMA, à vontade.

O efeito gerado pelo “flushing” não é super-ovulatório, mas permite a maximização do potencial ovulatório através de um status hormonal mais adequado. Sabe-se claramente do papel da insulina como regulador de atividade ovariana, com papel decisivo na eficácia do “flushing” e por esse motivo, é importante salientar que a fonte de energia utilizada na dieta do flushing tem papel fundamental na potencialização da secreção endógena de insulina, devendo sempre priorizar a participação máxima de carboidratos como fonte de energia nas mesmas.

Entretanto, para que o flushing tenha bons resultados e não se torne apenas um custo adicional, todo o manejo deve estar de acordo, prezando sempre pelo bem-estar animal.

Acesse nosso LinkedIn: OPTA Alimentos

Voltar

Cadastre-se e receba nossas artigos e atualizações.