Artigos

Vitamina E (alfa-tocoferol)

28/02/2021

Vitamina E (alfa-tocoferol)

A vitamina E (alfa-tocoferol) é um micronutriente essencial para o bom funcionamento do organismo animal. Essa vitamina pertence ao grupo das lipossolúveis ( A, D, E, K ), e é o principal antioxidante natural, agindo nas membranas celulares evitando a peroxidação lipídica.

O mecanismo antioxidante desta vitamina resumidamente se deve a doação de um átomo de H estabilizando os radicais livres, impedindo o início da cascata oxidativa.

Deficiência

A deficiência da Vit. E pode ser observada explicitamente. Bezerros que possuem baixas reservas do micronutriente apresentam degeneração e necrose nos músculos ( Doença do músculo branco ) em bovinos. Em frangos de corte pode causar encefalomalacia ( Doença do pinto louco ), diátese exsudativa com sinais de edemas podendo ocasionar condenação de carcaça e distrofia muscular. Nos suínos a deficiência está ligada distrofia muscular e hepatose dietética.

Suplementação

A suplementação acima das quantidades para evitar os sintomas e distúrbios citados, vem sendo indicada e pode ter resultados positivos, estimulando o sistema imune, com aumento das células T e anticorpos, resultando assim em maior resistência a infecções bacterianas em frangos.

Além do mais, a vitamina E é considerada atoxica, sendo excretada pela bile e urina. A suplementação nas fases finais seja de bovinos, suínos e frangos, trazem maior durabilidade ao sabor, coloração e cheiro da carne, já que a vit. E consegue retardar a peroxidação lipídica.

A vitamina E e as demais fazem parte do nosso portfólio, junto a outros ingredientes como aminoácidos, ácidos orgânicos etc. Para mais informações, entre em contato conosco.

 

Voltar

Cadastre-se e receba nossas artigos e atualizações.